Seguidores

BEM VINDOS AO BLOG DO PASTOR GILDO

sábado, 24 de abril de 2010

VONTADE DE PREGAR













VONTADE DE PREGAR

Já passou pelo redil?

Já aprendeu o que é ser ovelha?

Já sabe que o Senhor quer obediência, não a os sacrifícios?

Já sabe que mesmo que negue três vezes, Ele te perdoará e te apascentará em verdes pastos e em águas de repouso?

Já sabe que o que conta não é o que tu dizes e sim o que tu faz, não importa muito que sejas poliglota, ou entenda muito bem a glossolalia, Ele necessita de fazedores da palavra, não de faladores?

Já aprendeu que antes de pregar, é necessário conhecer e aplicar em ti mesmo o valor de cada palavra que vais pregar?

Já viveu na escola do redil a arte de amar, e de da amor?

Já sabes que a arte do amor demonstra quanto tu verdadeiramente és um servo?

Já sabes que aquele que não serve não serve...?

Já sabes que quanto mais tu cresças mais difícil fica amarrar os cadarços do teu sapato?

Já aprendeu que lavar pés não é uma doutrina que Cristo instituiu e sim uma forma de viver ao máximo a vida no redil?

Já aprendeu que aos discípulos foi ensinado que depois que saíssem do redil deveria primeiro pregar em Jerusalém (ao redor do redil), e que somente depois em Judéia, Samaria, para um dia poder chegar aos confins da terra?

Já que sabe de tudo isso pode pregar, pregue em tempo e fora de tempo, porem não te esqueça que o Senhor tem olhos como chamas de fogo e que vê tudo, e que não podemos esconder as intenções por mais intima que sejam Ele vê tudo.

“Pregar”, pregar me soa como quem está colocando um prego em algum lugar. Será que foi tirado da expressão vivida pelo Senhor Jesus no dia que o pregaram naquela cruz?

“Pregar”, já acertou o dedo alguma vez quando tentou colocar um prego na tua parede? Bem creio que doeu muito, não é verdade? Agora imagine se em vez da martelada fosse o prego entrando em tuas mãos ou em teus pés? Sabe quanto doe uma pregada na mão ou no pé? Sabe quanto doe uma pregada no coração?

Pois bem, se vais a pregar, saiba muito bem onde pregar e como pregar, recorde que pregar parece que estás metendo um prego, cuidado para não ser no coração daqueles que te escutam. Por isso antes de pregar para os outros pregues primeiro para ti. Faça uma revisão e busque, onde estão os pregos nesta pregação?

“Conhece a historia do saco de penas”?

Pregação é como espalhar penas e que muitas vezes tem forma de pregos, de flechadas, de punhal, de morte. As penas o vento leva os pregos doem muito. Uma vez pisei em um prego que estava em uma tabua, que dor terrível, e como me custou sarar.

Já escutou a expressão prego no sapato?

Bem, tem pessoas que fazem do púlpito um lugar de lançar pregos como se fossem flechas incendiarias, outra envenenadas, flechadas perdidas, etc... Já que sou o pregador vou pregar, pregar. Cuidado, escutei a historia que nos paises da cortina de ferro, na época do falecido comunismo, que os soldados pregavam as línguas dos pregadores nas portas e que aí ficavam todo o dia com a língua pregada. Não quero te meter medo, é que devemos ter cuidado com o que vamos pregar. Não podes esquecer que no redil só tem ovelhas e que elas não gostam de zoadas estridentes, nem de gritos, ela gostam de palavras mansas, elas gostam de carinho. Elas gostam quando limpamos seus carrapichos, e tratamos as suas feridas com azeite, não meta o dedo na ferida, passe balsamo. A vara que o pastor leva é para os animais ferozes, não para as ovelhas, para as ovelhas o pastor leva um cajado.

Pregar é uma arte. Para ser um carpinteiro (marceneiro), primeiro deve aprender a pregar o prego na madeira. Sabendo o tamanho do prego, e a espessura da madeira. Assim também deve ser o pregador como o carpinteiro conhecer uma coisa e outra. Um bom carpinteiro (marceneiro) faz um móvel e tu não ver os pregos, porque foram colocados de tal forma para não ser visto. Assim é o bom pregador, da uma mensagem que alimenta nossa alma, e fortalece nossa convicção, aviva nossa fé no nosso amado Salvador. O mau carpinteiro (marceneiro) deixa os pregos aparente, não faz os remates, não enverniza, não lixa, em fim é um carpinteiro que não conhece a arte da madeira e do prego. Assim é o mau pregador, grita, salta, faz barulho, toca a emoção das pessoas, as quais saem com fome e com sede, e as vezes com muitas feridas. Talvez ele não tenha passado pelo redil, porque no redil é ensinado que o principal alimento das ovelhas é dado pelo Sumo Pastor nos verdes pastos juntos as correntes de águas, que é sua eterna, bendita e santa Palavra.

Não é por força nem por espada, más pelo meu Santo Espírito diz o Senhor. Também está escrito: “Meu povo foi destruído por que lhe faltou conhecimento” (Lcv), o conhecimento do Senhor só vem através da sua Santa Palavra exposta de forma compreensiva, e não emotiva, que trabalhe a razão das pessoas.

Hoje vemos as pessoas com tanta fome de escutar a Palavra de Deus que chegam a encher estádios, ou sambódromos.

Li uma matéria na revista Eclésia que falava: “Igrejas cheias, de gente vazias”, fiquei impressionado, pois é a pura realidade. Já faz muito tempo, porém não me esqueci, e fico me perguntando quase que diariamente: “de quem é a culpa”?

Qual é a mensagem que estamos pregando? A mensagem que pregamos é para alimentar a alma ou o estomago?

Que acontecerá no dia que o Senhor Jesus pedir contas a estes pregadores?

Porque Deus usou Pedro no dia de Pentecostes? Será que Pedro era a única opção para Deus falar a aquela gente? Não creio que ele era a única opção, porém creio que Pedro aprendeu a arte de amar no redil, e viveu no redil com o Sumo Pastor a própria Palavra de Deus, e naquele momento seu coração estava disposto a obedecer até a morte.

A mensagem de vida deve ser pregada e vivida por aquele que a prega, fazendo do púlpito um lugar de benção, e de transmissão de vida.

Tem uma canção que diz: “É melhor ser criança que um sacerdote cego e surdo”, (Toque no altar...mas).

Chegou o momento de transmitir a presença de Cristo, de levar o seu bom perfume, de pregar o que vive e de viver somente o que prega.

Hoje se busca um pregador que lhes dê alimento fresco, pão quentinho saindo do forno do trono de Deus.

Mensagem vazia faz o povo se corromper, mensagem tirada do altar de Deus ensina o povo, liberta as almas, destrói os grilhões, amarra os espíritos imundos, e traz a cura.

Apascentar o rebanho é praticar a vivencia no redil.

Não é só falar de amor, é viver o amor de Cristo intensamente.

Grandes pregadores têm se levantado neste mundo. Porém nem todos tiveram sua vivencia no redil. Naquele grande dia, quando todos comparecermos diante do seu trono, vai haver grandes surpresas. “Olha tu que está de pés que não caia”. Tem um ditado popular que diz: “quanto maior é a arvore, maior é a queda”. Cuidado para não te achar pregando a ti mesmo....

Hoje se fala muito que Deus é fiel, e é fiel mesmo, porém Deus não pode ser fiel com os infiéis, Deus não é fiel com os adúlteros, não pode ser fiel com os egoístas, não pode ser fiel com os roubadores, não pode ser fiel com pregadores de mentiras, ou de enganos doutrinários. Deus é fiel conforme o que está escrito em sua palavra “aquele que diz que está Nele deve viver como Ele viveu”(1 João 1:6).

Outros pregadores busca CDs e DVDs de pregadores para copiar-los, os gestos, e até as mensagens. Buscam invenções, chavões, e muitas papagaiadas. Outros são animadores de auditórios, outros cômicos. O com isso púlpito é vendido, trocado, vilipendiado, destruído, etc.....

Púlpito é lugar de sacrifício, é lugar de benção, e lugar de encontro com Deus, é lugar de mergulhar no sangue de Cristo, é o lugar mais sagrado do templo (deveria ser). É deste lugar que levamos ou damos de beber e de comer ao faminto e ao sedento.

O púlpito não pode ser um lugar de onde podemos jogar pedras nas pessoas somente porque está mais alto que os demais lugares do templo.

Não faça do púlpito uma arma, a vitima pode ser você.

Do púlpito você pode da vida e também pode tirar vidas.

Pregadores meditem no que diz o Salmo 142:4 “Olhei para aminha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refugio me faltou; ninguém cuidou da minha alma”. É exatamente isto que Cristo quer de nós, cuidar das almas daqueles que estão desesperados, angustiados, isolados, aflitos sem socorro. Paulo diz em Romanos 8, que as pessoas esperam a nossa manifestação. Esperam que venhamos a cuidar de suas almas. E somente podemos dar este balsamo se verdadeiramente pregamos a santa mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo. Transmitindo o seu infinito amor, para que tenha fé e esperança.

Aprendiz de carpinteiro no redil: Gildo e Val dos Santos.

9 comentários:

  1. Olá painho e mainha, to c saudades. Um cheiro! Amo vcs!!!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz!
    Vim conhecer seu Blog e tive uma grata surpresa, pois é muito boa sua iniciativa.
    Já estou seguindo.
    Venha dar a honra de sua visita no PASTORAGENTE.BLOGSPOT.COM e, se quiser seguí-lo, vai ser uma alegria para mim.
    Lá eu exponho da forma mais realista e divertida possível as situações, dúvidas, experiências ministeriais e pessoais de uma mulher simples como eu.
    Fique na paz e que o Senhor abençôe você e toda sua família.
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. A Paz pr. estamos retibuindo a mensagem de recepção... rsrs Amei o post acima... é desta maneira...rsrs Já nos tornamos seus seguidores.

    Visite-nos quando puder: http://familiameoracao.blogspot.com/

    No Amor de Cristo,

    ResponderExcluir
  4. a pregação é uma arte, e o que se tem hoje são muitos mercenarios que querem tirar a lã das ovelhas, porém Deus reservou 7.000 que não se dobrarão à Baal.
    abçs

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz!
    gostei muito do blog,espero aprender muito com seu posts...Agradeço pelas boas vindas e estou te seguindo....Se for de seu interesse de uma passadinha no meu blog,é meio amador mais estãmos melhorando...E se desejar seguir tambem serei muito grata.
    Que a Paz esteje convosco
    http://celularevolucao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. obrigada por atenter ao chamado de Deus e digo como em corintios a vcs faço tudo por causa do evangelho para também ser participante dele.visite tb meu blog amado.

    ResponderExcluir
  7. Gracias amados... um grande abraco pra todos...
    Gracias filhao...

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post... excelente conteúdo! Que os pregadores modernos possam refletir sobre essa exposição!

    Abraçoss!

    ResponderExcluir
  9. GRAÇA E PAZ,É MARAVILHOSO LER TUDO SOBRE DEUS,TUDO QUE ELE FEZ,E CONTINUA FAZENDO,PENA QUE TEM TANTOS SEGOS,MAS COM JESUS NO CONTROLE,VAMOS SER VENCEDORES LINDO QUE O SENHO TE ABENÇOE,PASTOR GILDO!!!

    ResponderExcluir

Ola amigo, obrigado pelo comentario.